PRÁTICAS

PRÁTICA ESPORTIVA - COMPETIÇÃO

compet-yb-4-1.jpg
A prática da competição

O Yoseikan Budo dá a possibilidade de participar a diferentes competições oficiais.
A competição não significa um fim, mas depende da vontade do praticante. Ela é mais uma etapa e uma experiência enriquecedora para quem se dedica. Ela se pratica com todas as proteções homologadas (luvas, protetor de tronco, capacete, proteção de tíbias...).

As provas:

A competição se desenrola em duas categorias: de peso e de idade.
Ela é constituída de três “lutas”, que preenchem cada uma das funções pedagógicas precisas.


O Landoli “luta com armas de espuma” : A primeira se desenrola com as armas em espuma do Yoseikan Budo de diferentes alturas. O objetivo é favorecer as faculdades de adaptação, a coordenação dos movimentos e a avaliação das distâncias.compet-5.jpg

O Landoli “mão livre ou nuas”:  A segunda prova se efetua com as mãos (pé/punho, projeção e imobilização) e permite trabalhar a eficácia, o poder, a velocidade, o senso de iniciativa, a estratégia e a criatividade. compet-yb-2.jpg


O Landoli Mixto ou Kombo:  Nessa prova, os praticantes vão trabalhar um com uma arma e o outro sem. Arma contra mãos nuas desenvolve a velocidade e o timing. Ela necessita de um controle absoluto de cada movimento. comet-6.jpg

 

As competições de Yoseikan Budo pedem muitas polivalências. Ensinam a exprimir-se plenamente demonstrando ao mesmo tempo criatividade e faculdades de adaptação.





PRÁTICA MARCIAL


O YOSEIKAN BUDO necessita de um certo compromisso físico e pode parecer às vezes difícil de praticar por motivos de sua diversidade. No entanto, muitas pessoas são atraídas pela sua filosofia e algumas das suas partes técnicas. 
Para responder a este pedido, o Mestre Hiroo MOCHIZUKI quis permitir cada um de se reconhecer no YOSEIKAN BUDO. Por isso ele criou várias formas ao seio do seu método. Assim ele torna-o acessível a todos, independentemente da idade ou a deficiência, deixando cada um a escolha da sua prática.


YOSEIKAN IAIDO iaido.jpg

O Yoseikan Iaido ou a arte de degainer(verificar essa palavra) a espada é colocada na utilização da espada tradicional japonesa. Praticado sozinho

yoseikan-iai-2-1-1.jpgou contra um ou vários adversários o Yoseikan Iaido insiste sobre a concentração, o controle de si, a sensação de combate real (entre a vida e a morte) e o desenvolvimento da energia interna.


yoseikan-iai-3-1.jpg

YOSEIKAN KEN JUTSU nunchaku.jpg

O Yoseikan Kenjutsu é caracterizado pelo trabalho exclusivo das armas do Kobudo (espada, bô, jô, nunchaku, tonfa, saï, naguinata, yari e tanto) como as armas de espuma (combo, tambo, tchobo).

tonfa.jpgO controle do manuseio destas armas, as quais têm dimensões, formas e utilizações diversas, induz a exploração do trabalho a diferentes distâncias necessitando assim desenvolver as suas faculdades de adaptação em diversas situações.

boken-1.jpg

bajutsu1-2.jpg

YOSEIKAN BAJUTSU

Na época dos samurais, a cavalaria, reservada à elite e a nobreza, tinha uma importância preponderante nos exércitos.

 

cheval3.jpg

    É esta tradição que o Mestre Hiroo MOCHIZUKI quis desenvolver de uma forma desportiva aberta à todos:O Yoseikan Bajutsu permite praticar o tiro ao alvo, ele lançado do javelot, o naguinata e a vara espuma. Além do controle do manuseio destas diferentes armas, necessitando de uma forma de cumplicidade entre o Budoka que o prática e o cavalo. bajutsu3.jpgDesenvolvendo a harmonia e a troca com o cavalo, esta forma de prática favorece também o controle da equitação.

YOSEIKAN GOSHIN JUSTU 

O Yoseikan Goshin-Jutsu constitui a parte defesa-pessoal do Yoseikan Budo. É utilizada igualmente contra um ou vários adversários a mãos nuas ou armadas. A sua prática desenvolve a formação física (resistência, potência, velocidade), o espírito de iniciativa, o controle pessoal e as faculdades a adaptar-se na frente de situação críticas. goshin.jpg

YOSEIKAN KARATÊ 

O Yoseikan Karaté é constituído por todos os Katas do Yoseikan Budo à mãos nuas, sozinho ou com um parceiro, bem como os seus desenvolvimentos. A sua prática é centrada na utilização da potência, a concentração, do equilíbrio e a agilidade. Assim, ele desenvolve, o controle do movimento, o sentido artístico, a criatividade, o espírito de investigação e a abertura de pensamento.

karate.jpg

YOSEIKAN KEMPO coup-de-poing.png

O Yoseikan Kempo corresponde a atemis (todas as formas de percussões) e projeções do Yoseikan Budo. Desenvolve a potência física, a resistência, o timing (as sensações) e a eficácia no combate à mãos nuas. 





YOSEIKAN AIKI 

A partir dos seus conhecimentos em Judô e Aïkidô, o Mestre Minoru MOCHIZUKI desenvolveu o seu próprio estilo no fim dos anos 40: o Yoseikan Aïki (Aïkido do dojo YOSEIKAN, Japão). Este método foi integrado seguidamente ao Yoseikan Budo pelo seu filho aîné, Mestre Hiroo MOCHIZUKI. 

O Yoseikan Aïki é baseado nas torções e extensões articulares, nas projeções, nas imobilizações e os estrangulamentos. Estas técnicas são instauradas através de deslocamentos circulares específicos que favorecem o desequilíbrio harmonioso do parceiro. É assim possível praticar técnicas perigosas de maneira leve, flexível e controlada, evitando assim as agressões corporais. 
O Yoseikan Aïki é praticado num espírito de ajuda mútua e de progressão mútua de maneira a desenvolver a criatividade e o espírito de iniciativa.


aiki-1.jpg


PRÁTICA MULHER & CRIANÇA

YOSEIKAN TRAININGlogo-pour-site-yb-training.jpg

Através de um apoio musical, o Yoseikan Training propõe uma iniciação às artes marciais sob a forma de uma ginástica flexível (alongamento e flexibilidade muscular através movimentos de auto defesa) e dinâmica (repetição de movimentos ritmados pela música). Esta forma de trabalho favorece a exploração das capacidades cardiovasculares, facilita a eliminação das gorduras e desenvolve a agilidade, tonicidade e a elasticidade muscular (flexibilidade).
training-1.jpg

YOSEIKAN SPARRING

O YOSEIKAN SPARRING é o intermediário ideal entre o Yoseikan Training e o Yoseikan Budo e pode constituir uma ponte estreita interessante em termos de pedagogia. Praticado a dois, mas sem contato, é um método de treino sobre apoio musical que desenvolve mais especificamente a coordenação, a concentração e os reflexos. O Yoseikan Sparring tem por vantagem suplementar permitir aos protagonistas adquirir uma melhor compreensão da finalidade técnica dos movimentos e exercícios propostos. 
sparing.jpg




MULHERES

O Yoseikan Budo é feito para todas as pessoas. Por isso, os praticantes do sexo feminino são cada vez mais presentes. Este entusiasmo das mulheres pelo Yoseikan Budo se explica pela variedade das formas de prática que nos propomos.orchidee.jpg
O Yoseikan Budo compreende um trabalho diversificado de defesa-pessoal, de pé/punho, de chave, de projeção e do movimento das armas que permite o desenvolvimento da concentração, do domínio pessoal, do espírito de iniciativa e com certeza da forma física. A assimilação das diferentes técnicas se faz de maneira muito rápida graças a uma aprendizagem progressiva e pedagógica baseada nos deslocamentos, nos apoios e a aquisição do equilíbrio.equilibre.jpg
O Yoseikan Budo é um esporte eficaz, com uma grande variedade, que permite a cada um se expressar, qualquer que seja a sua idade ou sua morfologia, e de ultrapassar muitos obstáculos pessoais. O desenvolvimento pessoal encontra-se confortado pela possibilidade para os praticantes femininos que querem participar das competições oficiais de Yoseikan Budo. Corretamente exploradas, as qualidades adquiridas durante as aulas do Yoseikan Budo poderão ser uma ajuda preciosa pela vida inteira. 



CRIANÇAS

Uma pedagogia adaptada para os pequenos:
A criança está em pleno desenvolvimento físico, psicomotor e intelectual. As atividades propostas aos adultos só podem ser aplicadas com uma pedagogia específica e adaptada.pratica-pour-site-3-cadre-mulhiere.jpg

Muitos anos de experimentação permitem ao Mestre e a união dos Professores, como Daniel SCHWEICHER de apurar a prática do Yoseikan Budo. De acordo com os Conselhos Médicos, esta prática não altera a integridade física da criança. A criança aprende principalmente jogando; é por isso que o Yoseikan Budo propõe uma abordagem lúdica da disciplina e ao mesmo tempo desenvolve a parte motora e intelectual. 
Um programa de aprendizagem progressiva.
O aprendizado da criança em função de seu esquema corporal e fisiológico faz parte de um programa bem especifico que o Yoseikan Budo com a ajuda de profissionais qualificados. Este aprendizado é separado em três categorias de acordo com a idade. Os exercícios são progressivos e adaptados:

De 6 a 8 anos: grupo de iniciação, desenvolvimento das qualidades psicomotoras. (correr, empurrar, atrair, pular, ficar em equilíbrio...)

De 9 a 12 anos: trabalho em grupo com uma aprendizagem lúdica das bases técnicas;

De 13 a 15 anos: começa a trabalhar as performances, desenvolver o gosto de vencer (que nunca deve ser sinônimo de agressividade) tudo isso em um quadro lúdico e completo para o desenvolvimento das crianças.


A variedade dos exercícios pedagógicos, como os três bastões em espuma de altura diferente (35 cm, 85 cm, 105 cm ) permitem uma melhor avaliação das distâncias e o desenvolvimento da criança no espaço. 

Para o Yoseikan Budo, o esporte é um vetor privilegiado de crescimento do individuo qualquer que seja sua origem social, sexo ou idade. E também a aprendizagem de valores essenciais úteis no dia a dia, como a confiança em si, o respeito, a coragem, o espírito de ajuda, a solidariedade, as faculdades de adaptação e a criatividade pessoal. Todas essas qualidades são colocadas no quadro de programa pedagógico por meio de exercícios específicos.