A FAMILIA MOCHIZUKI

Mestre MINURO MOCHIZUKI:

minuro1.jpg

1907: nascido em 07 de Abril em Shizuoka, Japão.
1912: Matriculado pelos seus pais em um dojo de Judô em Tóquio. 
1918: Inicia seus estudos sobre o Kendo. 
1924: Entra para o Kendokan dojo, com o Mestre Sambo TOKU. 
1926: Entra para o Kodokan e conquista o 1º dan de Judô em Junho. 
1927: Conquista o 2º dan de Judô;Participa do Kangeiko (treino de inverno que dura trinta dias sendo desenvolvido em condições muito duras) ;Participa do Shyochugeiko (treino de verão de mesma duração e mesma intensidade.) ;Convidado pelo Mestre Kyuso MIFUNE como assistente.
1928: Conquista o 3º dan de Judô;Participa do Kangeiko e Shyochugeiko com apenas um dia de ausência;Enviado pelo Mestre JIGORO KANO para estudar com Katori Shinto Ryu (Kenjutsu, Bojutsu, Naguinata yari, Kodachi, Ryôto, Jujitsu) enquanto pratica paralelamente o Laido e o Kendo com o Mestre Hakudo NAKAYAMA. 
1929: Participa do Kangeiko e Shyochugeiko sem um dia de ausência;Tem a honra de ser aceito para participar de um estágio sob a direção do Mestre Jigoro KANO;Aprovado com sucesso na prova de Katame No. kata e faz uma demonstração como assistente do Mestre KANO que possui numerosos embaixadores estrangeiros.
1930: Participa do Kangeiko sem um dia de ausência;Convidado para ministrar o estágio de Judô ao liceu Chiba em Julho/Agosto;Enviado pelo Mestre KANO para o Mestre Morihei UESHIBA para estudar o Daitori aïki jujitsu e com o Mestre Kooji SHIMITZU para estudar o Shindo muso ryu Mo jotsu;Mestre UESHIBA pede ao Mestre KANO que indique Minoru MOCHIZUKI como assistente à residência;Participa do campeonato de Judô no Japão;Insígnia ele Aïkijujitsu e o Aïkido como assistente de Me UESHIBA nas escolas militares T.A.M. numerosos embaixadores estrangeiros.
1931: Adoece, retornando à Shizuoka e sai do hospital em Novembro para abrir uma sala chamada de YOSEIKAN dojo, onde ensina o Judô, o Kobudo e Aïkijujitsu.
1932: Insígnia à polícia militar e nacional. 
1933: Participa dos campeonatos regionais de Judô; reçoit de Me UESHIBA le Daito ryu Aïki Jujitsu Okuden Inka;Ÿ ou seja a mais elevada distinção, sob forma de dois rolos de papel de dois metros de comprimento que contêm as técnicas secretas. 
1935: 5º dan de Judô.
1938: Instala-se com a sua família na Mongólia onde é nomeado director de Liceu para Mongols da cidade de Paou-To em qualidade de Coopérant.
1940: Nomeado « sous-préfet » do departamento chinês de sei-sui-ga pelo governo mongol. 
1941: Inicia seus estudos em artes marciais chinesas. 
1942: Afectado na província de Salatchi ou, além da sua função, ensina o Judô, o Aïkido e o Kendo aos mongols. 
1946: Retorna ao Japão e ganha 6º dan de Judo. 
1950: Reconstrói à Shizuoka um dojo YOSEIKAN.
1951: Integra à delegação cultural do Japão para a reunião da UNESCO em Genebra, por atraso de sua embarcação chega atrasado e não pode juntar-se ao grupo a tempo;Demonstra o Judo e o Aïkido na Suíça, na a França e na a Tunísia antes de retornar ao Japão.
1953: Escreve um livro sobre o Aïkido e um fascículo sobre boxe francês. 
1956: Conquista o 5º dan de Kendo e 5º dan de Jodô. 
1959: 7º dan de Judô. 
1960: Recebe a medalha da Casa da Moeda da cidade de Paris concedida pelo escritório do conselho municipal. 
1971: Retorna a França para ministrar um estágio de Aïkido e de Judô. 
1973: Estágio de Aïkido e Judô em Saigon (Vietnã). 
1976: Conquista o título de professor com graduação elevada como Judoka. (Faixa Preta)
1977: O Kokusai budo in lhê dá o 8º dan de Judô hanshi e o título de conselheiro técnico nacional. 
1978: o Kokusai budo in nomeia-o 9º dan Hanshi de Jujitsu.
1979: Recebe o 10º dan de Aikido das mãos de um membro da família imperial.
1985: Retorna a França (à Montbrison), para o aniversário de 10 anos da criação de seu filho: o YOSEIKAN BUDO e nesta ocasião dirige um estágio de Aïkijujitsu (Yoseikan Aïki). 
1986: De volta à França participa numa demonstração de ïai aquando 2º tournoi internacional de YOSEIKAN BUDO em Aix em Provença. 
1987: Julho: Assiste ao estágio internacional dirigido pelo seu filho, Hiroo à Marignane;França : assiste ao 1º campeonato da Europa de YOSEIKAN BUDO em Novembro, em Méru - França.
Me Minoru MOCHIZUKI é actualmente:
9º dan de Jujitsu
10º dan de Aïkido 
8º dan Judo hanshi (graus Kokusai)
7º dan de Judo (grau Kodokan) 
7º dan ïai kyoshi
5º dan Jodô 
5º dan Kendo (graus Zen nihonkendo renmei)
10º dan Katori shinto ryu. 

2003: O Mestre Minoru Mochizuki morreu em 30 de Maio de 2003 em Aix em Provença onde desejou falecer junto ao seu filho Hiroo e seus netos.

minuro2.jpg



Mestre HIROO MOCHIZUKI

hiroo1.jpg

1936: Nascido em 21 de Março à Shizuoka, Japão. 
1938: Parte para Mongólia com a sua família.
1943: Inicia o Kendo com seu pai.
1946: Retorna ao Japão. 
1950: Inicia o Judô e o Aïkido com seu pai.
1954: Torna-se Mestre de Judô do seu liceu, Shizuoka Kotogakko. 
1955: Inicia seus estudos em Veterinária na Universidade de Nihon e se inscreve em um clube de Karaté Shotokan (JKA) dirigido por Mestre Hyogo em Tóquio.
1957: Muda-se para a França para ensinar o Karaté Shotokan ao Mestre Henri Plée, pelo intermediário de Jim ALCHEIK;- O primeiro japonês a desenvolver o Karatê na Europa.
1958: Mestre Tetsuji MURAKAMI (Karaté Shotokan) substitui-o nas suas funções de professor;Participa na criação da Federação Francesa d' Aïkido, TAI Jitsu e Kendo às costas de Jim ALCHEIK com a qual ensina o Aïkido e o Karaté Shotokan;Participa de várias demonstrações na Suíça.
1959: Ministra estágio de Karatê Shotokan em Béja, Portugal.
1960: Volta ao Japão, retomando seus estudos de veterinário;Inicia o Karaté Wado ryu com Mestre Shinji MICHIHARA. 
1961: Mestre da faculdade em Judô e vice-Mestre em Karaté ao clube de Me MICHIHARA. 
1962: Recebe o seu diploma de Veterinário. 
1963: Falecimento acidental de Jim ALCHEIK. À pedido de assistente deste último: Mestre Alain Floquet, seu pai (Minoru MOCHIZUKI) lhe envia à França. De volta na França, ensina l' Aïkido e introduz o Karaté Wado Ryu na Europa. 
1964: Torna-se o 1º conselheiro técnico das secções d' Aïkido e de Karaté do FFJDA (Federação Francesa de Judo e disciplinas assimiladas) à sua criação aos lados de Jacques Delcourt; participa na criação do FFKAMA (Federação Francesa de Karaté e Artes Marcial Affinitaires) e l' União Europeia de Karaté, em 1965, do qual tornar-se-á o 1º igualmente conselheiro técnico
1965: Início de seus estudos sobre uma nova arte marcial que ele chamou de YOKEN
1967: Descoberta do movimento ondulatório: Onda de choque. 
1970: Em Homenagem à seu pai e com a sua autorização chama o seu método de: YOSEIKAN BUDO
1975: Criação da Federação Francesa de Yoseikan Budo. 
1978: Criação do Centro Internacional do Yoseikan Budo. 
1992: Recebe de seu pai o título de sucessor em todo o domínio do BUDO do dojo YOSEIKAN.
Ele cria o Yoseikan Bajutsu. Iniciado na França com o concurso de figuras do mundo equestre como Jean-Yves BONÉ e Jean-Charles ANDRIEUX, esta forma desportiva de técnicas de combate à cavalo da Escola está em processo de desenvolvimento (ver www.tarbesbajutsu.multimania.com) na Itália. Mas é na Bélgica que ele é representada amplamente pelo seu Responsável Técnico Stany LEDIEU o site do Yoseikan Bajutsu na Bélgica.
1997: Criação do Yoseikan World Federação (Y.W.F.) 
2000: Durante um estágio da YWF na cidade de Saintes Casado do mar (F/Camargue), na presença de mais de 200 pessoas que representam 15 países e 4 continentes, ele recebe de seu pai - idoso de 93 anos - o diploma de Soke Ÿ escrito à mão, pelo qual este último transmite-lhe o seu título (não hereditário). 
Mestre Hiroo Mochizuki torna-se assim o único Responsável moral de l' Escola Yoseikan a nível mundial.


N.B. : Tradicionalmente, este título japonês confere ao seu detentor a capacidade de emitir os graus da Escola em referência até o 10º dan. 
Residente em Aix em Provença (F), Mestre Hiroo Mochizuki é Professor diplomado do Estado, medalha de ouro da Juventude e dos esportes. Está igualmente: *8º dan d' Aïkido *8º dan de Ju-Jitsu *7º dan de Iaïdo *9º dan de Karatê *3º dan de Judô É igualmente presidente do Yoseikan World Federação

hiroo2.jpg




famille.jpg